PÓS-PAISAGENS
[2024]
FULIGEM
[2023]
THE ICONOMIST — N° 4
[2023]
MUNDANIDADES
[2023]
[2023]
STORIES:TO STORE 40$ USD ︎︎︎
THE ICONOMIST — N° 2
[2022]
VVVOYEUR
[2022]
UNPORTRAITS
[2021]
[2021]
zero-Editions é uma plataforma editorial dirigida por artistas com uma prática estabelecida no cruzamento entre arte, literatura e imagem contemporânea na era da reprodutibilidade digital. Fundada em 2020 pelo artista visual e editor Romeu Silveira, zE explora as possibilidades oferecidas por um intercâmbio entre projetos físicos e digitais, assim como edições limitadas e projetos experimentais.
Se você é um livreiro, um curador, um colecionador, um bibliotecário, um pesquisador, um artista ou apenas um curioso e está interessado em alguma de nossas publicações, entre em contato conosco aqui.
feiras
SPRINT Art Book Fair 2024 (Milão) *em breve*
Festival Zum 2024 (São Paulo) *em breve*
Feira Miolos 2024 (com des editora & Nestor Varela) (São Paulo) *em breve*
Feira Portuária+Flamboiã 2024 (Itajaí)
Festival Imaginária 2024 (São Paulo)
Festival Zum 2023 (São Paulo)
Polycopies 2023 (Paris)
MissRead 2023 (Berlin)
Tijuana Fair 2023 (Rio de Janeiro)
Tsundoku Art Book Fair 2023 (Dublin)
Festival Zum 2022 (São Paulo)
livrarias
Librairie Sans Titre (Paris)
Printed Matter (New York)
LovelyHouse (São Paulo)
The Library Project (Dublin)
Bookadviser (Paris)
Le BAL (Paris)
exposições
The Intelligent Library, curated by Rica Cerbarano, PhotoVogue Festival 2023 (Milan)
Photobook Exhibition, Festival Zum 2023 (São Paulo)
Photobook Exhibition, Festival Zum 2022 (São Paulo)
Photobook Exhibition, Festival Zum 2021 (São Paulo)
coleções
Bibliothèque d’art contemporain, Beaux-Arts de Paris
Bibliothek für Gestaltung (Basel)
Bibliothèque Roméo Martinez, MEP - Maison Européenne de la photographie (Paris)
Bibliothèque, École nationale supérieure de la photographie (Arles)
Photobook Library, IMS - Instituto Moreira Salles (São Paulo)
Library, SVA - School of Visual Arts (New York)
Estima-se que 90% do planeta já tenha sido indexado pelas ferramentas de geolocalização do Google usando dados e imagens gerados por câmeras 360º. Como um terreno informativo, o Google Street View é criado a partir de um empilhamento de informações e registros sobre lugares, um espaço aberto onde qualquer pessoa pode colaborar, literalmente, com o registro de seus arredores. Essa indexação informa e altera nossa percepção dos lugares. Pós-paisagens apresenta uma série de 41 colagens feitas a partir de uma coleção de imagens coletadas na plataforma, que foram retrabalhadas digitalmente, removidas de seus contextos e reagrupadas para formar novos contextos e materialidades, criando horizontes abstratos. Este livro conclui a trilogia que também inclui os livros VVVoyeur (2022) e Unportraits (2021).
É sabido que os Stories do Instagram não desaparecem após 24 horas, mas são armazenados por anos pela plataforma. No livro Stories:To Store, apresentamos uma coleção de Stories apropriados ao longo dos últimos dois anos, em diferentes momentos e contextos. Inspirados nas palavras de Susan Sontag em seu livro "Diante da Dor dos Outros", onde ela afirma que "um livro de fotografias é um livro de citações", então nesse projeto as imagens são acompanhadas de trechos de livros de escritores como Albert Camus, Clarice Lispector, Pedro Lemebel, Jennifer Egan, Anne Carson, Siri Hustvedt, Paul Auster, Ursula K Le Guin, Jean Genet, David Foster-Wallace, James Joyce, Lydia Davis, bell hooks, JG Ballard, Virginie Despentes, entre outros. Este livro é uma continuação de nossa pesquisa sobre coleções de imagens digitais e apropriação.
“Aquilo que paira sobre o ar e que gruda.Um encontro com
situações que me tiravam de um estado anestesiado da rotina. Situações em que a figura
humana quase nunca estava presente, mas de alguma forma sua ação sobre o mundo era
perceptível através dos objetos, normalmente objetos tecnológicos destruídos.
A aparição desses objetos se fazia recorrente e existia uma necessidade de mapear esse mundo, um mundo sem território específico que transformou a atenção do meu olhar. Um desejo implícito catalográfico. Uma necessidade de captura imediata – com o celular. Esses objetos me invadiam, interrompiam meu percurso, me descalibravam. Sentia certa inquietação e ansiedade por não compreender de onde vinha minha atração absurda por eles e, consequentemente, por tais fotografias. Me plasmei nessas coisas descartáveis.
Parecia que guardavam um segredo que precisava ser revelado. Fotografá-los se tornou uma obsessão. Um ato predatório. Queria capturar todos eles, torná-los imagem. Editá-los se tornou uma compulsão. Alterar carinhosamente o enquadramento, o contraste, a saturação. Parecia que eu estava expondo esses objetos para o mundo de forma obscena, apesar de eles mesmos já estarem expostos por si só no mundo. Eu estava falando algo que eles não conseguiam falar, ou eu não conseguia. Fuligem é vestígio que modifica a superfície. Tentativa de revelar um estado alterado de paisagem camuflada e modificar a percepção a partir dela.”
uba terra, artista multímidia, tem seu trabalho voltado para a interação entre humano e tecnologia, impermanência e decadência, identificação e ficção.
A aparição desses objetos se fazia recorrente e existia uma necessidade de mapear esse mundo, um mundo sem território específico que transformou a atenção do meu olhar. Um desejo implícito catalográfico. Uma necessidade de captura imediata – com o celular. Esses objetos me invadiam, interrompiam meu percurso, me descalibravam. Sentia certa inquietação e ansiedade por não compreender de onde vinha minha atração absurda por eles e, consequentemente, por tais fotografias. Me plasmei nessas coisas descartáveis.
Parecia que guardavam um segredo que precisava ser revelado. Fotografá-los se tornou uma obsessão. Um ato predatório. Queria capturar todos eles, torná-los imagem. Editá-los se tornou uma compulsão. Alterar carinhosamente o enquadramento, o contraste, a saturação. Parecia que eu estava expondo esses objetos para o mundo de forma obscena, apesar de eles mesmos já estarem expostos por si só no mundo. Eu estava falando algo que eles não conseguiam falar, ou eu não conseguia. Fuligem é vestígio que modifica a superfície. Tentativa de revelar um estado alterado de paisagem camuflada e modificar a percepção a partir dela.”
uba terra, artista multímidia, tem seu trabalho voltado para a interação entre humano e tecnologia, impermanência e decadência, identificação e ficção.
Year: 2023
A project by Romeu Silveira
21x28 cm, 68 pages, softcover
black and white printing on white paper
ISBN: 978-65-991687-6-5
Delivery: 15 days (Brazil)
30-45 days (International)
$50 BRL
COMPRAR
VIA LOVELYHOUSE.COM.BR ︎︎︎
︎PT ︎EN
A project by Romeu Silveira
21x28 cm, 68 pages, softcover
black and white printing on white paper
ISBN: 978-65-991687-6-5
Delivery: 15 days (Brazil)
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Usando como ponto de partida uma coleção de imagens apropriadas de sites de notícias brasileiros, Romeu Silveira apresenta uma série de colagens que oferecem uma uma perspectiva instigante sobre o consumo de imagens. Em Mundanidades, essas colagens mesclam a natureza fugaz dessas imagens pobres com a fragilidade das folhas de papelão reaproveitadas pelo artista. Somos incentivados a contemplar essas imagens a partir da relação com esses materiais descartados e sua circulação. Esse catálogo também oferece um vislumbre das origens dessas imagens apropriadas, apresentando os títulos dos artigos de notícias dos quais elas foram retiradas, esclarecendo o contexto em que apareceram pela primeira vez. Essa justaposição entre os elementos visuais e textuais nos convida a considerar a interseção entre mídia, arte e a natureza da informação na era digital. De certa forma, esse catálogo funciona como uma máquina do tempo visual e textual, encapsulando a efemeridade dessas imagens e notícias que fazem parte de nossa rotina diária. Esse catálogo, formatado como um fanzine, apresenta as quatro séries apresentadas na exposição Mundanidades, que ocorreu em janeiro de 2023 na Casa de Cultura Dide Brandão.
Ano: 2023
Editado e Organizado
por Romeu Silveira
Capa por Lorenzo Beust
Projeto Gráfico por frombrazilwithlovestudio
17x24 cm, 74 pages, softcover
ISBN: 978-65-991687-6-5
Entrega: 15 dias (Brasil)
30-45 dias (International)
$80 BRL
COMPRAR
︎PT ︎EN
Editado e Organizado
por Romeu Silveira
Capa por Lorenzo Beust
Projeto Gráfico por frombrazilwithlovestudio
17x24 cm, 74 pages, softcover
ISBN: 978-65-991687-6-5
Entrega: 15 dias (Brasil)
30-45 dias (International)
$80 BRL
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Um microclima, definido como uma área localizada com condições atmosféricas distintas em comparação com seus arredores, serve como metáfora para esta publicação. Utilizamos o conceito de microclimas como ponto de partida, criando um portfólio que apresenta o trabalho de 11 artistas brasileiros. Assim como esses bolsões em miniatura de padrões climáticos distintos, Microclimas confina suas expressões artísticas no espaço limitado de suas páginas e este primeiro volume apresenta o trabalho de Fran Favero, Gabi Bresola, Lorenzo Beust, Manolo Carlos, Kim Coimbra, Romy Huber, Osmar Domingos, Romeu Silveira, Mauricio Igor, Nestor Varela e Sarah Uriarte. Ao folhear as páginas desta publicação, você encontrará uma seleção de obras nas quais as nuances de cor, textura e emoção convergem para criar atmosferas distintas.
Microclimas é uma publicação especial desenvolvida por ocasião da participação da zero-Edições na Tijuana Feira de Arte Impressa, no Rio de Janeiro, e na MissRead Art Book Fair 2023, em Berlim.
Microclimas é uma publicação especial desenvolvida por ocasião da participação da zero-Edições na Tijuana Feira de Arte Impressa, no Rio de Janeiro, e na MissRead Art Book Fair 2023, em Berlim.
KIM COIMBRA
MANOLO CARLOS
MANOLO CARLOS
LORENZO BEUST
NESTOR VARELA
NESTOR VARELA